HISTORIAL

QUEM SOMOS?


A Escola Secundária/3 de Barcelinhos, a funcionar desde 1 de Outubro de 1986, foi criada pela Portaria 790/86 de 31/12, publicada no Diário da República – I Série n.º 300. Está localizada no lugar de S. Brás, da freguesia de Barcelinhos, (referenciada na Idade Média como Santo André de Mereces), na margem esquerda do Cávado, “paredes-meias” com a cidade de Barcelos. 


Cópia da Portaria 790/86:




A Escola Secundária/3 de Barcelinhos tem servido, nos últimos anos, cerca de um milhar de alunos, desde o sétimo ao décimo segundo anos de escolaridade, oriundos na quase totalidade das freguesias da área concelhia a sul do Cávado (além-Cávado). Este rio – sobre cuja margem direita se ergueu a cidade de Barcelos, ligada por ponte antiga a Barcelinhos, freguesia de claros traços urbanos – divide aproximadamente a meio o concelho, tanto em superfície (total: 380 Km2) como em número de freguesias (aquém-Cávado: 43, e além-Cávado: 46, num total que é o maior do país) e de habitantes (total: 112 000, em 1991).
A área concelhia da margem esquerda do Cávado é de forte tradição rural, contudo sacudida nos últimos tempos por profundas e drásticas alterações induzidas pela adesão à União Europeia; a par disso, e já desde décadas atrás, tem-se assistido à expansão da pequena e média indústria, sobretudo têxtil e calçado, na cintura de Barcelinhos e ao longo das principais vias de comunicação que conduzem à Póvoa de Varzim, às Fontaínhas, a Vila Nova de Famalicão e Braga.
A referida tradição rural marca visivelmente o modo de ser e de estar da maioria da população escolar: é notório o espírito de cooperação e entreajuda – que virá certamente das tradicionais relações de comunidade de vizinhos – a par de uma maior capacidade de aceitação das coisas, ou de procurar mudá-las de forma gradual e consolidada, sem grandes riscos ou rupturas.
A distribuição da oferta escolar, ao nível do ensino secundário, não acompanha, contudo, a divisão acima referida: a metade norte do concelho dispõe de quatro estabelecimentos de ensino secundário público regular ou profissional (Escola Secundária/3 de Barcelos, Escola Secundária/3 de Alcaides de Faria, Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos e Profitecla, todas na cidade de Barcelos ou nas suas imediações a norte) e ainda de um estabelecimento de ensino secundário cooperativo (Didálvi, em S. Pedro de Alvito); a metade sul conta apenas com a Escola Secundária/3 de Barcelinhos e o Colégio de La Salle (uma turma para cada ano), como únicos estabelecimentos de ensino secundário público regular. A consequência desta assimetria é uma boa parte dos alunos ter de se deslocar para, designadamente, a Escola Secundária/3 de Barcelos e a Escola Secundária/3 de Alcaides de Faria, ou então para as escolas dos concelhos limítrofes de Vila Nova de Famalicão, Braga, Póvoa de Varzim e Esposende.
Em vista da situação atrás descrita, esta Escola Secundária/3 de Barcelinhos vê com bons olhos a progressiva expansão do seu nível secundário e de formação profissional, podendo assim alargar a sua oferta deste nível de ensino tanto em diversidade de cursos como em número de vagas de frequência.
É considerada uma Escola de localização semi-urbana e a sua implantação veio satisfazer uma necessidade crescente de apoiar e facilitar o ensino por causa da sua localização geográfica na margem sul do rio Cávado e, ao mesmo tempo, abranger um maior número de alunos sobretudo a partir da obrigatoriedade do ensino básico até ao final do terceiro ciclo.
Actualmente, partilha o terceiro ciclo do ensino básico com as seguintes escolas envolventes; EB 2, 3 Abel Varzim, EB 2, 3 de Viatodos, EB 2, 3 Rosa Ramalho e Colégio La Salle. É destas escolas que recebe a maioria dos alunos que iniciam no 10.º ano o ensino secundário.




(excerto do Projecto Educativo da Escola)